Link Building & Content

Link building é uma estratégia fundamental para o seu blog. Entenda como fazer link building

Link Building é uma arte. É, sem dúvida, o trabalho mais árduo em SEO, mas é também o mais recompensador. E não há uma definição por si só, pois definir diminuiria o valor do Link Building.

Se formos falar a grosso modo, Link Building é trabalho/esforço/empenho/tática de adquirir links de outros sites. Fica até complicado falar assim pois é algo muito importante para todas as pessoas que trabalham com marketing e vai além de uma simples definição. Vamos explicar o porque.

Desde o surgimento, todos os motores de buscas sempre deram uma grande importância para os links. É através deles que eles encontram os mais diversos tipos de sites e são capazes de adicioná-los ao seu índice. Houve uma época em que eles eram o único fator na hora de rankear um site, mas isso já faz mais de 12 anos. Hoje eles são muito importantes, mas não são os únicos fatores de rankeamento.

Os motores de buscas tratam os links como votos e os usam para medir a popularidade e relevância de um site na internet.

É como na vida real: se alguém que você não conhece for apresentado a você por várias pessoas diferentes e todas elas a apresentarem dizendo: “Essa pessoa é excelente em fotografias”, você vai crer que essa pessoa desconhecida seja realmente excelente em fotografia.

Agora imagine a seguinte situação: ao invés de pessoas aleatórias o Barack Obama fale publicamente que essa mesma pessoa é excelente em fotografia. Você daria muito mais crédito a essa referência, pois ela tem mais autoridade.

Funciona da mesma forma com os motores de busca: eles atribuem valores através de vários algoritmos a todos os sites da internet, para saber sua relevância e popularidade. E um site sem esses conceitos não consegue um bom posicionamento no ranking do Google, o que impede que ele ganhe um tráfego considerável.

Link Building deveria ser um conceito assimilado por todo profissional de marketing digital. Quando isso acontecer, nenhuma oportunidade de ganhar um link bom será perdida e cada vez mais tráfego será gerado.

Fazer link building demanda criatividade e capacidade analítica.