É oficial: em certas partes do mundo, há agora mais consultas de pesquisa no Google em smartphones que em computadores e tablets.
O Jerry Dischler da Google escreveu que “mais pesquisas ocorrem em dispositivos móveis que em computadores em 10 países, incluindo os EUA e o Japão”. A Google se recusou a nomear os outros oito países, mas não imagino que o brasil seja um deles. Mesmo assim, existem cerca de 50 milhões usuários de smartphones no Brasil, mais do que no Japão (e-Marketer).
Esse ponto de virada importante veio apenas algumas semanas após uma grande atualização de algoritmo do Google, que expandiu o uso da compatibilidade com dispositivos móveis do Google como um sinal para classificação. A atualização recompensa websites compatíveis com dispositivos móveis e penaliza aqueles que não estão otimizados para eles nos resultados de pesquisa em dispositivos móveis.
A implicação comercial da atualização do algoritmo para dispositivos móveis tornou-se mais clara: se você ainda pensa em dispositivos móveis como prioridade secundária, a presença online da sua empresa começará a sofrer.
Para profissionais de marketing como nós, essas mudanças parecem assustadoras. Mas Dischler nos lembra que elas apresentam uma “enorme oportunidade” para atingir nosso público através de todos os pontos de contato no caminho de compra de um cliente. É nosso trabalho garantir que nossas estratégias de pesquisa em dispositivos móveis estejam atingindo as pessoas nesses diferentes contextos de pesquisa.
Adicionar comentário